google1c4f0cfd91991ecb.html
Portes grátis para Portugal continental em encomendas superiores a 50,00€
  Blog

O porquê da expressão "vinho a martelo"?!

Escrito em 24 de Jun. de 2019

O porquê da expressão "vinho a martelo"?!

A famosa expressão “vinhos a martelo” teve origem no Sr. Martell, um francês que conseguiu replantar no século XIX muitas das vinhas do Ribatejo e da Estremadura destruídas pela “filoxera". 

Durante o último quarto do século XIX (de 1875 em diante), a "filoxera" (insecto que se desloca na terra e come as raízes da videira) atacou e matou praticamente todas as vinhas de Portugal.

Sem vinhas, faltou o vinho e sobretudo faltaram as enormes quantidades de vinho de pouca qualidade que tradicionalmente eram destiladas para aguardente e algum bagaço.

Seguiram-se várias crises vinhateiras, que chegaram a fazer cair os Governos quer da Monarquia quer também da República depois do 5 de Outubro.

Da França, veio o Sr. Martell que conseguiu replantar muitas das vinhas do Ribatejo e da Estremadura e pô-las a dar frutos novamente.

A qualidade, em comparação com a que há hoje em dia, não era famosa mas graças à enxertia que se passou a usar, as coisas de facto melhoraram e muito.

Esta produção aumentou de tal forma, que o povo começou a falar em vinhos feitos "à lá Martell". E desta forma surge a expressão "vinho a martelo".


×

Website destinado a maiores de 18 anos

O conteúdo deste site destina-se em exclusivo a público adulto. Tem idade superior a 18 anos?

Sim Não